Não sabe o que diz...


Ontem estava perambulando na internet quando me deparei com uma notícia contando que uma jovem havia sido estuprada em uma festa rave na UFES. Então me dirigi para os comentários e, no meio deles, me deparei com os seguintes:

"Quem procura acha..."
"Mulher que vai pra festa assim tá sujeita a isso mesmo..."
"Foi estuprada porque tava de shortinho..."

Aí eu viro, respiro e penso: Sério que existe gente assim?

NINGUÉM procura um estupro. NINGUÉM porque está de "shortinho" está querendo "ganhar" um estupro. NINGUÉM deveria estar sujeito a isso. E não importa o sexo, a idade, o estilo, a cor do cabelo, a roupa que está vestindo. O único responsável por isso é o ser, o terrível ser, que estava lá, esperando para atacar alguém.

Sinto pena dos infelizes que comentaram essas coisas e outras do tipo. Espero que nenhuma prima, irmã, mãe e amiga desses caras passe por isso. E, ah, digo "caras" porque a maioria é homem, mas mulheres também estão no meio.

11 comentários:

  1. ótimo post sobre uma infeliz realidade....Nossos preconceitos estão sempre à porta, e tomar o cuidado ético com as palavras que proferimos é sempre um desafio. Triste ver, porém, que esse tipo de declaração ainda encontra espaço e apoio público nas redes sociais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por comentar, Thomaz! Realmente ainda encontra muito espaço... O que eu mais vejo nos comentários e de notícias assim são comentários como esses! É quase inacreditável...

      Excluir
  2. Em pensar que já estamos no século 21 e ainda existem homens com pensamento do tempo do epa..... triste realidade.

    Esses homens acham que a mulher seduz, que a culpa é dela, como se a mulher realmente desejasse algo tão brutal. A culpa do estupro sempre vai ser do estuprador, e enquanto não estuprarem homens, as leis vão ser brandas para os violentadores.

    =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fátima... homens sofrem estupros sim, embora em taxas muito menores que as mulheres (http://endireitado.wordpress.com/2009/09/11/homem-pode-ser-vitima-de-estupro/). a questão não é essa, mas sim a dificuldade de mudar o pensamento machista ao qual homens e mulheres estão submetidos e que atravessa nosso dia a dia.

      Excluir
    2. Fátima, obrigada por participar! Realmente o pensamento algumas pessoas seguem essa linha, inclusive o pensamento de algumas mulheres. Vi muitas comentarem do mesmo modo na notícia que falei. E, realmente, homens são estuprados sim, lógico que com menos frequencia. Mas o principal fato é que, mesmo assim, se falando em homens, muitos negam a aceitar isso e continuam a condenar as mulheres. Salve as exceções!

      Excluir
  3. Poxa, falar que alguma mulher que se veste de um jeito mais provocador está sujeita a ser estuprada é um absurdo. Ainda mais nos dias de hoje - que até a novela propaga a imagem daquelas mulheres que se vestem de um jeito mais provocador, que nas baladas é raro encontrar mulheres que não estão com a roupa colada e que as pessoas podem se vestir da maneira que acham mais adequada!
    É um absurdo colocar a culpa de um ato tão brutal na mulher que saiu apenas para se divertir com as amigas, para paquerar um pouco, para ter uma noite legal com aqueles que gosta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Andrea. Hoje em dia está assim: Escutou funk ou está de 'shortinho' que, pronto, tu já vira uma "puta" por aí na boca dos outros. A coisa está séria... (Valeu por comentar!!)

      Excluir
  4. Cara, o Thomaz me indicou esse texto por causa do assédio sexual/moral/verbal que sofri ontem (lê aqui: http://bibliotecariaescandalosa.blogspot.com.br/2012/09/a-saga-da-princesinha-sem-pescoco-pra.html).
    É complicado viver em uma sociedade como a nossa onde somos culpadas por coisas erradas que terceiros nos fazem. Tipo, tem gente pra quem contei a história hoje que falou que eu era culpada do bêbado ficar falando merda, porque eu me afastei.
    Ok... qual é o próximo passo? Eu me afastar dele porque seu cheiro de cachaça me irrita já lhe dá o direito de me ofender... E o que mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tinha visto sua história ainda, que horror :/ Deve dar uma raiva enorme nessas horas... Minha amiga passou algo parecido. Ela estava saindo da escola e um "nóia", com uma faca, encontrou com ela na esquina e já foi falando: "Oi gostosa... Acho que eu vou te estuprar". Por sorte dela não aconteceu nada. O cara tava tão ruim que ela conseguiu sair sem se machucar. Mas não deu outra. No dia seguinte estava todo mundo falando: "Mas você acha que eu vou acreditar nessa história? É a fulana, se fosse outra eu até acreditava..." - "É a fulana... Você acha que ela não gostou?!" - "Capaz que ela foi pra cima dele..."

      E o "pior" é que não era mentira. No dia seguinte o fulano tava lá, me seguindo na rua também. Umas coisas absurdas. A menina, que não fez nada, foi condenada pelo ato de outro. Acho um absurdo!

      Excluir
  5. concordo com vc, realmente onde essa sociedade vai parar??

    http://anitamakingof.blogspot.com.br/2012/09/esmaltada-da-semana-nails-of-week.html

    ResponderExcluir