As teorias do "Enganei um bobo na cas do Ovo"... Você conhece?


O termo "enganar o bobo na casca do ovo" já foi (praticamente não ouço mais isso hoje em dia) muito usado pelas pessoas quando uma outra era enganada, feita de tonta. Mas será que isso é só um ditado qualquer? Ou será que surgiu por um motivo? Confira então três explicações para o ditado!

A primeira explicação que encontrei diz que, antigamente, gambás e outros bichos faziam furos nos ovos das galinhas para comerem a gema e a clara, deixando só a casca. Os criadores, para não sairem prejudicados, misturavam esses ovos com outros bons e, assim, comercializam eles sem problemas. Para zuar aqueles que compravam e não faziam idéia da "brincadeira", os comercializantes iniciaram o "enganei um bobo na casca do ovo".


Já a segunda explicação, que é mais complexa, diz que a princesa Isabel vivia falando que era impossível manter um ovo de pé. Muitas pessoas, intrigadas com aquilo, tentavam realizar o feito a fim de provar para a rainha que era possível. Eis então que surge um homem aparentemente inteligente a procura da rainha dizendo que poderia manter um ovo em pé. Uma data foi marcada e então, para grande surpresa, realmente o tal homem conseguiu manter o ovo em pé. Mas como? Muito esperto, o homem havia pré-cozido o ovo e feito em sua base uma pequena quebra. Assim o ovo facilmente se equilibrou. Portante ele "enganou uns bobos na casca do ovo".

Há ainda uma terceira explicação, que é meio parecida com a primeira. Ela diz que há anos atrás um comerciante, chamado Derik, recebeu uma encomenda de 150 dúzias de ovos feita por um nômade rico. Para sacanear, o comerciante acabou vendendo vários (se não todos) dos ovos com furos na casca, eliminando todo o conteúdo. Portanto o rico homem acabou pagando por cascas de ovos, e não ovos em si. Eis então que surge o "enganei um bobo na casca do ovo".

Apesar dessas explicações, muitos acreditam apenas se tratar de um ditado qualquer criado para cantigas e brincadeiras infantis, feito somente pela rima, sem uma história ou "porquê". 

E você, acredita em que?

2 comentários:

  1. Dentre essas a que eu mais gostei foi a primeira delas! A última o cara foi sacana (poxa, ele está recebendo para conseguir vender esse tanto de ovo!) e na segunda fizeram a princesa de idiota (e eu até q ia com a cara dela hahahah)... A primeira é a mais inteligente, para enganar os bichinhos 'malvados' que roubavam os ovos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também! Até coloquei essa como primeira porque tinha curtido mais hahaha Obrigada por participar do blog!!

      Excluir