Estou de volta!


E aqui estou eu, de volta para o Brasil, pronta para fazer um relato da minha viagem e desfazer a idéia que a maioria tem sobre a Colombia, afinal é só falar do país que a maioria já pensa em cocaína e Farc, certo? Só que é bem diferente por lá... Alguém aí já visitou o país? Tem vontade de ir? Tem curiosidade? Então não pare de ler! 



O caminho até a Colombia...

Saí de Ribeirão Preto, com meu pai e a esposa dele, dia 24 às 6:00hrs da manhã, tendo como destino São Paulo. O avião para Bogotá saiu um pouco depois do almoço. A viagem durou seis horas (não passa o tempo...) e, com o fuso horário (que é de duas horas a menos que o Brasil), chegamos lá por volta das 17:00hrs. O trânsito estava caótico, exatamente como São Paulo, e demoramos uma hora e meia para chegar no hotel (eu já estava surtando essa hora. Nada fácil passar sete horas sentada!).


* Quem quiser pular a parte de dicas (aqui em baixo) é só descer um pouquinho que já vai encontrar o relato da viagem (grifado em azul)... Vamos lá!!

* O hotel...

Nós ficamos em um apart hotel extremamente bem localizado! Recomendo muito ele. Os dados são: 

Nome: 122 Plaza ApartaHotel
Endereço: Carrera 15A Nº122-27
Site: www.122plaza.com

Ele oferece somente o café da manhã, porém dificilmente você vai almoçar e jantar. Ou seja, é provavel que você só gaste com UMA SUPER refeição por dia, que talvez seja feita bem depois da hora do almoço. Então não tem muita essa de "almoço e janta".

O hotel fica perto do banco, drogaria, várias lojas e pubs e um super shopping (o Unicentro). Nele você encontra a cafeteria Juan Valdez, o Crepe & Weffles, a loja Falabella (a Renner deles), Dukin Donuts e muitas outras lojas!

* Dicas para quem quer ir viajar por lá...

• (locais) Não deixe visitar: Crepe & Weffles, café Juan Valdez (não tem Starbucks), Dukin Donuts e Andres Carne de Res bar/restaurante. Com exceção desse último, todos os outros você encontra no Unicentro (mas tem em vários outros cantos também, inclusive no aeroporto).

• (bar) Vai visitar o Andres Carne de Res? Primeiro vá ao que fica na cidade de Chía, é o melhor. Recomendo ir em um domingo ou sábado a tarde, quando está tudo no ponto lá! Depois, escolha outro dia (se escolheu domingo, vá no sábado... vice-versa) para ir no de Bogotá. Esse, o de Bogotá, é diferente e funciona também de segunda-feira.

• (comida) Tá procurando boa comida? Visite o restaurante Dos Gatos y Simone. Comidinha quase igual a brasileira, ótima quantidade e qualidade! Tem também um restaurante chamado Carbon 100 Xilvestre, na praça de alimentação do Unicentro.

• (dinheiro) R$1,00 brasileiro equivale, arredondando, a 1.000,000 pesos colombianos. Porém, no Brasil não há ponto de troca e lá, na Colombia, eles fazer o cambio por um valor bem menor. Então, meu conselho: Leve 150,00 (ou o quanto achar bom) em dinheiro brasileiro, usado para os nossos aeroportos e região do Duty Free no NOSSO país. Na Colombia faça o cambio de R$50,00 para pagar o táxi. LÓGICO que não vai chegar nem perto desse valor, mas é bom ter um pouquinho a mais. Chegando no hotel se informe sobre onde você pode achar o Banco de Bogotá. Leve cartões variados (há um limite de saque para cada cartão), vá até o banco e saque o dinheiro. Ele sai no valor correto já convertido! Tem uma taxa, sim, que é cobrada depois, porém ela é bem pequena. Guarde pesos colombianos para gastar no aeroporto  de lá.

• (táxi) Em geral são baratos, mas fique esperto: Existem os malandros! Para isso se informe sobre quanto vale a unidade rodada, para que ninguém te passe a perna depois. Se for em algum parque ou atração turística guarde o bilhete. Nele normalmente é informada a hora que você chegou. Com isso nenhum taxista ou motorista poderá falar que você ficou mais horas e que, portanto, terá que pagar mais.

• (motorista) Esse hotel que eu fiquei tem uma parceria com vários motoristas que, digamos, trabalham "ilegalmente". Mas, calma, não é bem assim: O fato é que eles não são taxistas e não cobram por unidade, e sim por hora. São bem confiáveis! Pegamos o mesmo cara para todos os dias que ficamos e ele nos acompanhou em TUDO, dando milhões de dicas e ensinando muitas coisas. Eu RECOMENTO MUITO isso! Quem puder pagar vale a pena!

• (não deixe de experimentar...) As famosas arepas, obleas e o chá de coca. As arepas e obleas você encontra nas ruas, mas NÃO COMA ESSAS. Muitas vezes são feitas a lá churrasquinho de gato, compreende? Procure as casas especializadas! Na Zona T você encontra facinho! Já o chá de coca (não é cocaina gente, é a planta sem química) você acha em feirinhas (perto do Museo del Oro, inclusive) e aeroporto. Ajuda a combater os efeitos da altitude.

• (cuidado com a mala...) Na bagagem despachada você não pode levar o chá de coca nem notebook. É permitido levar pacotes de café (não na bagagem de mão). A segurança lá é rígida. Não descuide de suas bagagens: Para passar alguém e colocar algo ilícito nas suas coisas é dois pulos! No aeroporto existem umas empresas com máquinas que encapam sua mala com um plástico. Tente ao máximo fazer isso, tanto na ida como na volta. Custa em média R$ 30,00 por mala. É uma excelente segurança! Também nem sonhe em viajar com malas sem cadeados. Além disso, os melhores cadeados são aqueles com segredos, sem chaves.

• (a altitude...) Nem sonhe em querer trazer algum refrigerante diferente: Ele vai estourar assim que chegar em solo brasileiro. Isso por causa da altitude... Os pacotes de café, por exemplo, também sofrem: Ficam durinhos. Só que isso passa depois que você abre. Vidros com géleias, por exemplo, não sofrem nada.

• (cuidado com a lei...) Menores de idade só podem ficar nos pubs e bares até as 20hrs da noite e não tem conversa!

• (lembrancinhas) Se você quiser lembrancinhas e estiver em um domingo por Bogotá, deixe para fazer essas comprinhas em uma feira chamada Feira de Usaquen.

* Dicas vocabulário (variações na Colombia)...

 Clave (se diz "clabe") = senha do wifi, etc.
 Contraseña (se diz "contrasênha") = RARAMENTE usada para senha.
 Café = Café negro, como o nosso tradicional.
 Cafecito (O "c" fica com um som de Z+Ç) = Café com leite
 Café corto = Café na xícara pequena
 Servilleta (se diz "serbilheta") = Gardanapo
 Bolígrafo = Caneta
 Baño (se diz "banho") = Banheiro

 Pinga = Pinto (pois é, cuidado!)



Relatório de Viagem - Bogotá, Colômbia.


1º Dia - Sexta-feira

Quando chegamos já era noite. Deixamos a mala no quarto do hotel e fomos para um pub ali perto. O lugar era todo escuro, animado e com muita música. Eu só consegui entrar no barzinho porque estava só com o meu pai e, creio eu, eles pensaram que eu era a namorada hahaha. Mesmo assim ajudou bastante o fato de eu não beber nada alcoólico! Após o pub fomos dar uma volta no Unicentro e fazer umas comprinhas no mercada Exito (tem de tudo e é aberto 24horas). Depois disso o rumo foi o hotel - chuveiro e CAMA!

2º Dia - Sábado

Acordei 6 horas da manhã. Lá fica claro muito rápido! O dia estava mais ou menos frio, porém o vento era de trincar e me queimou toda (pois é, eu queimo a boca e o nariz quando venta gelado...)! Me troquei e fui tomar o café da manhã. Logo de cara o moço me ofereceu um "cafecito" e eu, leiga, disse que sim (imaginei que seria um café pequeno...) e logo ele me apareceu com um café com leite. Só no outro dia fui ver que estava enganada... Mas ok, vivendo e aprendendo, certo?

Mais ou menos as 9 horas encontramos o motorista e fomos até Monserrate, uma montanha que você pode subir de bondinho, de trem ou a pé (só para loucos, é muito longe). Lá em cima há uma vista linda de Bogotá, além de restaurante, barzinho e uma igreja. O frio lá é mais intenso, a altitude mais provocante e, por causa da altura, há um chuvisqueiro quase que constante. 


Vista de Monserrate

Olha eu!!
Após esse passeio fomos até uma "loja" chamada Galeria Minas de Colombia. A princípio você acha que é uma lojinha comum, mas daí vem uma moça e pergunta: "Você quer entrar?" Tu diz que sim e então, tchãm, abre-se uma porta e você descobre um sistema de segurança. Você entra e vem alguém te explicar toda a história da esmeralda (produção característica deles) com maquetes e simulações reais. Depois você pode se deliciar com uma loja repleta de jóias e outras coisas que usam e abusam das esmeraldas. O preço não é tão camarada (mas tem coisas baratas sim!) porém é muito melhor do que o daqui!

Saindo do paraíso das donzelas fomos até o Museo del Oro. Lá, exceto aos domingos, as visitas são acompanhadas por um guia que, de acordo com a escolha do grupo, te acompanha até uma determinada sala e lá conta toda uma história. É muito legal! Depois disso você pode andar livremente por todo o museu, fazer compras e visitar o barzinho/restaurante local se quiser almoçar por ali mesmo.




Para almoçar escolhemos o ótimo restaurante Dos Gatos y Simone! Comida muito boa, carne super macia. Digo até que é melhor que a nossa. O corte é diferente. Dica: Quando for falar com o garçom faça isso de forma devagar. Deixe só uma pessoa falar. Não alopre o coitado: Ele está fazendo de tudo para te entender, tenha calma.

Depois retornamos para perto do Museo del Oro e fomos visitar uma galeria (é algo do tipo) que fica ali perto. Você passa por uma porta e encontra uma praça repleta de barraquinhas. Existem coisas muito legais por ali, mas as lembrancinhas eu aconselho e comprar numa feira enorme que acontece aos domingos (Agora, se você não estiver em Bogotá no domingo, compre as lembrancinhas nessa "galeria" mesmo).

Algumas compras aqui, outras lá, nada muito caro... e partimos para o Museo Botero. Além de obras do próprio Botero podendo ser vistas com um metro de distância sem vidros nem nada protegendo (a falta de segurança é inacreditável), você também pode desfrutar de uma lojinha ali dentro e de outros artistas como Picasso e Marini. Todos QUASE ao alcance das maõs.


Picasso
Botero
Marino Marini
Saindo do museu fomos conhecer o bairro Candelaria, uma região histórica (mas não bonita) de Bogotá, onde por todos os cantos você encontra pubs e jovens consumindo bebidas (em sacos para não serem pegos)e até drogas. Por ali também visitamos a Plaza de las Artes com algumas barraquinhas e um varejão.

Retornamos mais para o centro da cidade e fomos até uma região onde todas as lojas vendem peças de couro (jaquetas, bolsas, malas, maletas...). Preço muito bom, recomendo!

Pegamos então o rumo de volta ao hotel. Saindo de lá fomos até um bar chamado Bogotá Beer Company, ótimo para quem gosta de cerveja! Para jantar fomos comer no Unicentro, na hamburgueria El Corral. Eu particularmente não gostei muito do lanche. A carne veio mal passada e os acompanhamentos (alface, tomate, cebola, molho...) vieram frios. Porém esse é um dos estilos de lanche deles, meio que normal. Mas uma coisa é certa: O tamanho do hamburguer surpreende!

3º Dia - Domingo

Levantamos cedinho, tomamos café e partimos para a Feira de Usaquen. Gente do céu, que delícia! Pensa num negócio grande, cheio de coisas, uma variedade enorme: É lá! A feira em si começa mesmo umas 10:30hr, porém nós chegamos as 9 hrs lá. Deu para olhar tudo e comparar os preços das barraquinhas...

Acabamos por lá umas 11:30 e seguimos em direção a Zipaquirá, cidadezinha próxima a Bogotá. No caminho passamos por um castelo e uma ponte da idade da pedra (hahaha). Adoro essas coisas, quase surtei! Chegando na cidade fomos para a Catedral de Sal. É um lugar muito bonito! No início era uma caverna para extração de sal que, com a mão de obra de alguns mineiros, se transformou em uma catedral a 180 metros abaixo da terra. Agora, como eles conseguiam não se perder e enxergar lá dentro a trocentos anos atrás, eu não sei. Mas o lugar é bom! 

*Recomendação: Faça somente o trajeto simples e guiado por dentro da catedral. Existem outros passeios, alguns até com "fantasias" de mineiro e experiências reais, porém vai muita gente de uma vez só e o lugar é muito grande! Mal da para tirar fotos...

Dentro do espaço da catedral você também encontra uma cafeteria e lojinhas. Do lado de fora há lanchonetes, parede de escalada, parquinho e um museu (que eu não fui).





O próximo destino foi o famoso Andres Carne de Res, em Chía (outra cidadezinha ali por perto). O lugar é incrível! Muito bem organizado, muito bom (apesar de um pouquinho careiro - fato que é totalmente compreensível, afinal o lugar é louco), maravilhosamente decorado e surreal. Até os talheres e a água são diferentes. As mesas possuem até nomes hahaha Não tenho nem o que falar. Acho que esse é um lugar que todos deveriam ir uma vez na vida!






(clique para ver maior)

Por dentro... (Essa foto não é minha!)
Saimos de Chía as 17hrs e o trânsito estava de matar. No caminho avistamos um parque, vamos dizer, parecido com o Hoppi Hari. Na verdade não tem nada a ver, mas é uma comparação para vocês entenderem. O lugar chama-se Parque Jaime Duque e fiquei surpresa com a história: Todo o lucro que o parque tem é usado para pagar a manutenção e, tchãram, para fazer a felicidade de quem não pode pagar para desfrutar da diversão. O parque, além do espaço aberto, conta com um local que imita o Taj Mahal. Além disso há aviões e barcos da segunda guerra mundial (de verdade!) e uma mini estátua da liberdade personalizada: Em vez de uma senhorita temos um cavalheiro ao posto! Achei a idéia muito boa e acho que quase ninguém sabia disso...


Vista do Parque (a foto não é minha!)
Vista do Parque (a foto não é minha!)
Vista do Parque (a foto não é minha!)
4º Dia - Segunda

Logo de manhã nós fomos visitar o Maloka, um centro tecnológico. Lá você encontra muuuuuuuitas coisas e atrações. O que eu mais recomendo é a parte de eletricidade. Dá para aprender muita coisa! A única coisa é ficar bem atento para as regras e restrições que algumas atrações possuem! Nessa hora dicionário e google tradutor vai bem... (Quem ve pensa. Não é tão dificil de entender não gente!!).

Depois fomos para a Zona T e por lá ficamos até de noite. Visitamos o shopping Andino, lojas da região, o pub London Calling (adorei o estilo) e, finalmente, o Andres Carne de Res D.C (que é o "cover" do de Chía). Esse é um pouco diferente: Possui quatro andares divididos em inferno, céu, terra e purgatório. Não vi muitos personagens, só mais de noite. Porém o lugar é muito bom e tem até uma lojinha vendendo os abajures, copos e tudo mais da decoração do bar!! E, adivinhem: Achei uma mesa com o meu nome \o/ marcada em nada mais do que o andar "inferno"... hahahaha Vai brincando!



Para arrematar a noite fomos comer no Crepe & Waffles. Pedimos um negócio que eu não lembro o nome :( mas era de strogonoff, enorme, delicioso e vem dentro de um pão oco que se parece com uma abóbora. O negócio é diferente! E grande: Dá para duas pessoas com folga.

Ultimo Dia - Terça

Nosso avião para São Paulo iria sair só as 19hrs. Portanto, não perdemos tempo, e depois do café fomos visitar o Outlet Obima. Para quem deseja fazer compras de roupas, sapatos e afins, é um ótimo lugar! Para vocês terem idéia, eu comprei duas blusas masculinas (uma da Denim e outra da Polo) por R$35,00 cada. Maravilha, né? E além desse Outlet tem muitos outros pela cidade, vale a pena ir quem quer fazer compras do tipo!

Saindo do Outlet nós fomos direto para o shopping Unicentro. Ele é grande e só nesse último dia que realmente andamos de verdade por ele. Também resolvi visitar os três andares da loja Falabella: Muito bom! Muita coisa barata, principalmente artigos para quarto e casa no geral. Eu pirei! 

Para almoçar escolhemos o restaurante  Carbom 100 Xilvestre. Adorei a comida deles. Escolhi o "combo carne de res" e não me arrependo: Boa quantidade de comida, ótimo sabor e compensa mais comprar o combo do que comprar o normal + bebidas (sai até mais caro assim). Eles também fazer feijão como o brasileiro! E não se enganem pela foto: Um potinho de feijão dá para três pessoas. Além disso, no combo você "ganha" um potinho de sorvete. Escolhi o de chocolate e, meu deus, parecia um Chicabom em massa. Delícia!

Andamos mais um pouco e fomos pro hotel. Arrumamos a mala e partimos para o aeroporto. Saimos antes do horário de pico porque, se tivessemos deixada para sair as 17hrs, ia demorar mais de uma hora para chegar! Assim, com tempo livre, empacotamos nossas malas com o plástico e já despachamos ela. Passamos todo o resto do tempo nas lojinhas e Duty Free. Tem uma loja do café Juan Valdez lá dentro também, mas ela é só para compra de cafés empacotados, roupas, lembranças e etc.

As 19hrs fomos pro avião e eu, que já tinha experimentado 7 horas sentada, não exitei: Tomei um remédio para dormir. Só esperei a comida (sou faminta) e virei pro lado. Acordei faltando meia hora para chegar só.

Em São Paulo mais Duty Free e horas esperando. O bom é que dessa vez passou rápido! Logo eu já estava voando para Ribeirão, onde finalmente dormi e comtemplei todas as fotos e coisas que havia trazido da Colombia.

Viagem ótima. Esse país seria um lugar que eu moraria sem problemas... Adorei e recomendo!


C U R I O S I D A D E S

 Eu adoro ficar tentando descobrir histórias e as origens das pessoas que eu encontro. E qual não foi minha surpresa ao saber que nosso taxista brasileiro trabalhava com táxi e com o rádio porque havia participado de uma guerra na angola!? Quase pirei. Muitas perguntas surgiram e, se eu tivesse tempo e sem mais ningupem junto, teria ficado horas escutando os relatos.

 No aeroporto eu gosto de observar e, como eu disse, tentar descobrir de onde é pessoa é, de onde veio, etc... Pois então: Numa dessas eu acabei escutando a história da um assassinato. Dá para crer? Quase fui sentar mais perto da mulher para escutar melhor hahaha E foi uma baita de uma matança... Eu, em!

 Pisei na Colombia pensado "cocaína, farc, roubo, guerra". Mas não é bem assim. Lógico que, como aqui, você não deve ficar dando bobeira e até o esquema de não deixar os vidros abertos no semáforo é igual. Porém, lá, o exército (não é polícia) fica a posto nas vias principais, com armas e tudo. Além disso, nos outros locais, há a presença dos políciais e seus cães. A sensação de segurança é forte! Além disso eles combatem fortemente as drogas. Meu pensamento mudou totalmente!

 E para finalizar, adivinhem qual era o toque de celular do nosso motorista? Nada menos do que "Delícia, delícia, assim você me mata..." Aí eu paro, surto, e penso: Porra, porque isso e não legião urbana? Porque sermos reconhecidos por isso? Nhanham... Fazer o que! (Não que eu desmereço o sertaneja mas, né...)


E foi isso gente! Acho que consegui falar de tudo... Realmente eu recomendo e acho que quem pode ir DEVE ir. O povo é educado, o país é bom... Quase dá para se sentir em casa!

Gostaram?


Lhama!!
Praça de Zipaquirá




 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário