"Imagine um mundo onde fosse possível fazer perfumes com o cheiro das pessoas. Imagine um mundo onde você pudesse sentir realmente o cheiro das pessoas. Não o cheiro do perfume que ela usa e que já ficou marcado, mas sim o cheiro natural. Achou impossível? Ficou curioso? Então não perca esse filme!"
Faz um tempo eu estava vagando na internet a procura de algo para assistir quando me deparei com esse filme. Fiquei meio descrente no começo, achando que era baboseira, mas aí vi o trailer e tudo mudou...
Fui então pesquisar um pouco sobre ele. O filme veio do romance de Patrick Süskind (alemão), de 1985. A história acontece no século XVIII, em Paris, quando um bebê chega ao mundo em meio a tripas de peixe. Eis que nasce nosso garoto com um super olfato, Jean-Baptiste Grenouille. O drama então tem início, pois Jean cresce com uma vida conturbada, sem entender o seu dom e, ainda por cima, convive com o fato de não ter um cheiro próprio, fazendo-o se interessar pelo cheiro das pessoas. Mas não de qualquer pessoa: Era o cheiro das mulheres que lhe encantavam. O que deseja então Jean? Fazer um perfume com o cheiro das "adoradas". Mas como? E é aí então que o filme realmente começa, com um enredo surreal e surpreendente!
• O que o filme tem a dizer? (Spoiler)
Acho que a principal crítica que o autor faz é o modo como podemos nos influênciar por coisas simples, como o cheiro. E isso se aplica também a aparência, por exemplo, ou você nunca achou que um doce estaria extremamente bom só porque era bonito? Acho que podemos perceber bem essa crítica nas duas reviravoltas que acontecem no final do filme, principalmente quando as pessoas ficam tão fascinadas pelo cheiro que está no Jean que o melhor modo que elas encontram para desfrutar daquilo é comendo-o.
Outra crítica está na questão do limite, do "até onde" podemos ir para conseguir o que queremos. Jean é tão fascinado, preza tanto seu objetivo, que precisou matar para realizar o que queria, mesmo sendo o seu desejo insano. Será que isso é correto? Será que para chegarmos ao nosso objetivo vale qualquer coisa?
Outro ponto é a vida do Jean. Será que se nosso protagonista tivesse uma mãe, uma família, ele seria assim? Podemos afirmar que o meio em que ele estava o levou a ser daquele jeito?
Existem essas e muitas outras críticas. É só parar para analisar que logo é possível encontrá-las.
A única coisa que eu digo é para assistir o filme com uma mente aberta, para que você possa aproveitá-lo, e se preparar para as surpresas (principalmente a do final).
• Curiosidades curiosas (Wikipédia)
- A música "Scentless Apprentice", escrita pela banda de grunge americana Nirvana, é inspirada no "Perfume".
- A música "Herr Spiegelmann" da banda portuguesa Moonspell é inspirada no livro e contém um excerto do mesmo.
- A música "Du riechst so gut" da banda alemã Rammstein é inspirada no livro, o qual é um dos favoritos do vocalista Till Lindemann.
E aí, você já viu o filme? O que achou? Solte o verbo e me conte!
Quem quiser baixar o filme dublado é só entrar aqui https://rapidshare.com/#!download|605p11|3746069023|Perfume.dub-www.cinepredador.net.rmvb|502949|0|0 e clicar em download.
Nenhum comentário:
Postar um comentário